domingo, 27 de setembro de 2015

Dermatologista Graça Videres em I Simpósio de Oncologia Paraibana




Em entrevista a Radialista Ivoneide Lopes a Dermatologista Graça Videres fala da importância do evento em Sousa PB e dá dicas para a prevenção do câncer de Pele.

Médicos renomados participaram deste evento. Sucesso absoluto!

sábado, 26 de setembro de 2015

Abertura do I Simpósio Paraibano de Oncologia na rede Pública de Saúde

Auditório lotado e sucesso no primeiro dia de vento.
A programação segue durante este final de semana.






Neste domingo as 9h participação da Dra Graça Videres (Dermatologista falando sobre o assunto e a incidência do câncer de pele em nossa região.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Seu Bebê Lacrimeja Muito Desde O Nascimento?

Segundo a Dra Jordanna Andrade, a  causa mais comum de lacrimejamento no primeiro ano de vida é a obstrução das vias lacrimais. Acomete de 4-6% dos recém nascidos, uni ou bilateral , e tem, a maioria, resolução espontânea ou com massagem. 

A principal causa de obstrução é a persistência de uma membrana na região da válvula de Hasner, no local de abertura do ducto nasolacrimal, na cavidade nasal (figura). Outras anomalias como estreitamento do canal, espículas ósseas, presença de válvulas ou outras membranas podem ocorrer mais raramente.
A lágrima não chegando ao nariz, enche o saco lacrimal e escorre pelos olhos. O acúmulo de impurezas lavadas pela lágrima, algumas vezes, pode levar a infecções e formação de secreção purulenta. Lacrimejamento crônico associado á secreção e sem olho vermelho é muito sugestivo de obstrução das vias lacrimais.
O tratamento é a princípio conservador, já que aproximadamente 90% dos casos apresentam resolução espontânea. É importante enfatizar os cuidados com a higiene, removendo a secreção em excesso, além da massagem.
A sondagem e irrigação do ducto nasolacrimal devem ser realizadas quando não ocorre resolução espontânea. A época da realização da sondagem é um assunto controverso, sendo proposto entre 6 e 14 meses, com sucesso em aproximadamente 90-95%. Quando persiste a obstrução após a sondagem, pode ser realizada uma segunda e até terceira sondagem, embora a entubação do ducto nasolacrimal com tubo de silicone esteja indicado. Esta sonda de silicone permanece por aproximadamente 6 a 8 semanas e pode ser removida no consultório, sem sedação.
Para os casos mais raros, onde não houve resolução da obstrução com a sondagem e/ou entubação da via lacrimal está indicado a dacriocistorinostomia

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Garota de 15 anos inova e cria teste de HIV de baixo custo para ajudar comunidades carentes

Atualmente, os exames de HIV não são propriamente baratos e precisam ser feitos em laboratórios, o que é também um pouco constrangedor, além de muitas vezes afastar a parcela mais carente da população. Felizmente, uma menina de 15 está prestes a mudar isso e tornar o exame acessível a um número maior de pessoas.


Nicole Ticea trocou as horas de festas da adolescência por muito estudo no laboratório de uma universidade, onde foi capaz de desenvolver um teste de HIV que detecta o vírus em crianças com menos de 18 meses e em adultos que foram infectados há apenas 3 meses. E o melhor:tudo isso com um custo de produção de apenas US$ 5.
Como cerca de 95% dos infectados estão em países em desenvolvimento, a criação de tecnologias de detecção do vírus de baixo custo é fundamental. Graças ao talento, a menina já arrecadou o primeiro prêmio na feira de ciências nacional do Canadá em 2014 e o 2015 Intel Foundation Young Scientist Award, que prevê uma premiação de US$ 50 mil.

Nicole já abriu sua própria empresa para fabricar o exame e continuar melhorando a tecnologia e atualmente está tentando obter as licenças necessárias para produção e uso do teste, que deverá ter funcionamento simples e semelhante aos exames caseiros de gravidez. Mesmo assim, ela lembra que seu objetivo sempre foi apenas um: “ver o meu teste ser aplicado em um cenário cotidiano, onde ele pode fazer a diferença

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AVC pode acarretar em mudanças do funcionamento cerebral

Um AVC pode acarretar em mudanças do funcionamento cerebral, causando alterações cognitivas. As seqüelas vão depender diretamente do local em que ocorreram as lesões, da extensão, do tempo de lesão, da personalidade dos pacientes antes do quadro e da idade do paciente.

1. Lesões do Lobo Frontal vão acarretar em alterações de comportamento e personalidade: 
1.a. Síndrome Dorso Lateral: Déficit de funções executivas, ou seja, dificuldades para iniciar e planejar ações, regular o próprio comportamento, controle inibitório, resolução de problemas.
 1.b. Síndrome do Cíngulo Anterior: Indiferença, apatia, lentidão de respostas e prejuízo de espontaneidade.
 1.c. Síndrome Órbito Frontal: Neste local, alterações de personalidade, com comportamentos socialmente inapropriados, humor instável, dificuldade em se colocar no lugar do outro, são os maiores comprometimentos. 1.d. Parte Posterior da Terceira Circunvolução Frontal Esquerda: Afasia de Broca, acarretando em prejuízos da expressão motora da fala. 

2. Lesões no Lobo Temporal vão depender se forem:
 2.a. No Hemisfério Dominante Esquerdo: Prejuízos de Compreensão de Linguagem e memória para material verbal (Afasia de Wernicke) . 
2.b. No Hemisfério Não- Dominante Direito: Alterações de memória para material não verbal e prosopagnosia que é a capacidade de reconhecer rostos humanos. 
2.c. Bilaterais: Distúrbios graves de memória, linguagem e prosopagnosia.

 3. No Lobo Parietal também depende se: 
3.a. No Hemisfério Dominante Esquerdo: Apraxia, afasia, síndrome de Gerstmann (agrafia, acalculia, desorientação direita/ esquerda). 
3.b. No Hemisfério Não-Dominante Direito: Distúrbios da função visuoespacial, esquema corporal, distúrbio de atenção seletiva, heminegligência, anosoagnosia.

 4.Na Síndrome Occipital (Lobo Occipital) podem ocorrer alterações do campo visual, chamadas de hemianopsias. 
4.1. Se no Hemisfério Esquerdo: Alucinações visuais. 
4.2. Lesões bilaterais: Distúrbios visuais simples, até possível cegueira cortical, com destruição do córtex visual occipital dependendo da extensão da lesão. 

5. Áreas de Associação Límbica (Sistema Límbico): Comprometimento das emoções, motivação e incidência de comportamento agressivo.
https://www.facebook.com/video.php?v=1643195579268978&set=vb.1592713304317206&type=2&theater

sábado, 5 de setembro de 2015

Alta tecnologia

Dra Iuçara Cristina realizando cirurgia de catarata com equipamentos de alta tecnologia
Saiba mais: Clinica de Olhos Nova Visão- Centro de Sousa
Telefone> 83 3522 1138

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Drª Akaenna Matilde

Precisando de uma profissional na área de Fonoaudiologia? Em Sousa e Cajazeiras você tem Dra Akaenna Matilde. Saiba mais acesse  http://fonodiologaakaennasousapb.blogspot.com.br/

Inauguração

Dra Iuçara Cristina em inauguração das novas instalações da Clínica Odontológica de seu esposo Dr.Felipe Vieira. Amigos, familiares e profissionais prestigiaram o colega.Veja fotos: http://www.agitosplay.com/eventos/inauguracao_felipevieira/fotos1.php


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Nova integrante- Dermatologista Graça Videres


* Paraibana (J.Pessoa) Formada pela Universidade Federal da Paraíba em 1990
* Especialização na UFPB  Título de especialista pela SBD e CFM - Rio de Janeiro

Trata de doenças como:
* Acne
* Dermatite Atópica
* Psoríase
* Melasma
* Pilling Superficial e médio
* Cirurgias Dermatológicas

Consultas
* Sousa PB - Casa de Saúde Bom Jesus - Segundas e terças o dia inteiro
* Cajazeiras PB- Espaço Saúde - Quartas-manhã
* Pombal PB- Clínica Santa Cecília - Quartas - tarde
* Guarabira PB- Prefeitura Municipal - Terças- tarde
* João Pessoa PB-

Convênios: Unimed// Funasa

Telefone para marcar consultas e informações
83 9 9984 9009 (oi)
Email: gravideres@hotmail.com