terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Meditar pode evitar problemas de saúde

Não há necessariamente um horário para fazer meditação, mas  que você deve tentar marcar na agenda um momento do dia para fazer isso.
Para começar, a primeira dica de exercício. “Feche os olhos, preste atenção na sua respiração enquanto ouve uma música ou não, e espere a mente ficar serena. Por incrível que pareça esse simples exercício revoluciona o lado psicológico e emocional de qualquer pessoa que ouse praticar”.



Se você é iniciante na prática e prefere se organizar, o especialista indica seguir métodos simples para diferentes momentos do dia. Vamos lá? Confira!

Pois saiba que reservar 10 minutinhos do seu dia para meditar pode te ajudar a ficar mais concentrado. Além disso,  é um grande aliado para evitar o estresse e te auxiliar nas escolhas certas no ambiente de trabalho.

“A meditação é um exercício, mas para a mente. Sua essência é ajudar as pessoas a se conectarem com seu equilíbrio emocional, com sua sensação de segurança e, consequentemente, ajudá-las a fazer boas escolhas, a tomar decisões melhores. Em tempos de crise e instabilidades, quando muita gente fica ansiosa, se a pessoa medita, pelo menos constrói uma forma preventiva para se livrar desses conflitos e dificuldades.

Ficar de 5 a 15 minutos de olhos fechados, concentrado, atento a própria respiração ou mesmo ao pulsar do coração são maneiras simples de meditar e que causam efeito positivo. “A meditação é uma alternativa para não ter de tomar remédio, não depender da alguém necessariamente para conversar ou desabafar. Ajuda-nos a limpar esse barulho mental que não faz bem”,

As pessoas, muitas vezes, não meditam por preconceito. “Nos primeiros minutos é difícil mesmo, a mente fica agitada, tem a tendência a continuar em movimento. Os pensamentos vão aparecer, dá nervoso tentar não pensar em nada. E as pessoas dizem ‘vou ficar parada meditando? Estou com pressa, não tenho paciência’. Isso, na verdade, é um sinal de que a pessoa já está ‘doente’. Não consegue parar para apreciar a vida e acaba achando o estresse algo natural, quando na verdade nossa natureza deve ser de equilíbrio e bem-estar”.

Exercício para fazer antes de começar a trabalhar
Já na empresa, antes de qualquer coisa - telefonemas, internet, o que for -, gaste os primeiros minutos para se concentrar. Isso porque sua mente se agitou no trajeto de casa para o trabalho. “Faça uma meditação de 10 a 15 minutos, o que quer dizer ficar em silêncio, de olhos fechados, prestando a atenção na própria respiração. Tente não pensar em nada e espere a mente serenar”.

Você pode repetir a meditação ao longo do dia, como após o almoço, antes de entrar numa reunião importante ou mesmo quando sentir que está com algum problema pessoal atrapalhando seu trabalho.
Para fazer o exercício, sente numa cadeira e mantenha as costas retas, bem apoiadas. Dependendo da disponibilidade do ambiente, você pode sentar no chão em cima de uma almofada – sem relaxar o corpo, é preciso manter a coluna reta. Respire fundo e solte, sempre atenta ao ar que entra e sai.

“Dá certa calma. Nos primeiros minutos é difícil mesmo, a mente fica agitada, tem a tendência a continuar em movimento. Os pensamentos vão aparecer, é natural, dá nervoso tentar não pensar em nada. Mas a ansiedade passa logo e, quando isso acontece, é maravilhoso! O lance é usar a respiração como referência e, depois que faz com frequência, verá que em 5 minutos consegue serenar. Quem vai começar a fazer deve ter paciência durante a aprendizagem”.



Exercício para fazer antes de sair de casa

Fique de cinco a 10 minutos em silêncio, prestando atenção na sua respiração. Isso ajuda você sair de casa muito mais concentrada.

Outra dica é começar a andar pela casa, percebendo cada passo que está dando. “Assim, sentirá a consciência presente, libertando-se da ansiedade".




Técnica da mente alerta

Existe uma técnica conhecida como “mente alerta”, que nada mais é do que educar a mente para sentir todas as coisas que você está fazendo, enquanto faz a meditação.
“Se está ao telefone, por exemplo, perceba a pressão que está fazendo ao segurar o aparelho, no toque. Se apegar a esse nível de detalhamento faz a pessoa automaticamente deixar de pensar em tudo que não tenha a ver com o que, de fato, está fazendo. Isso é libertador".

Outra dica é fazer uma caminhada e, em vez de ouvir música ou falar ao celular, sentir os passos que está dando. “Ou seja, os joelhos dobrando, os pés tocando o chão, deixe sua mente sentir essa experiência. No almoço, no lugar de pensar 10 mil coisas enquanto come, tente sentir cada alimento, procure diferenciar os sabores”.

Esses exercícios podem ser desafiadores para quem está com a mente agitada. "A pessoa pensa ‘vou ficar parada meditando, estou com pressa, não tenho paciência’. Isso é um sinal de que, na verdade, a pessoa já está ‘doente’. Não consegue parar para apreciar a vida e acaba achando o estresse algo natural, quando na verdade nossa natureza deveria ser de equilíbrio e bem-estar”, analisa o coach.
“A ideia da meditação não é essa que é vendida, viver zen, olhando para o nada, tranquilão e sem afazeres o dia todo. As pessoas podem continuar fazendo inúmeras coisas e manter a mente em paz”.



Exercício para meditar antes de dormir

Você pode convidar seu parceiro ou filhos para meditar em casa antes de dormir. “Mas antes explique para a pessoa do que se trata, pois se ela abrir o olho na metade do tempo ou achar graça, não vai funcionar, quebra o clima. Diga que é um exercício bacana, que vai durar no máximo 15 minutos.

Escolha uma música suave e é só repetir o mesmo exercício feito ao longo do dia – de ficar atenta na própria respiração”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário