segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Celular no banheiro x hemorróidas


Recentemente recebemos de um leitor uma dúvida e um pedido de post. Ele disse ter procurado um proctologista para tratamento de hemorróidas e ficou chocado quando o médico afirmou que uma das causas seria o uso do celular enquanto estava sentado no vaso sanitário. Nosso leitor também afirmou que, segundo o médico, essa conexão está cada vez mais frequente. Essa relação existe mesmo?

Nosso leitor está na casa dos 30 anos, fora da idade em que hemorróidas se tornam mais comuns. Estima-se que metade da população apresente, até os 50 anos de idade, algum desconforto, coceira ou sangramento que possa sinalizar esse problema. De maneira simples, hemorróidas são veias de dentro do reto que dilataram (as chamadas hemorróidas internas) ou que apareceram sob a pele do lado de fora do ânus (hemorróidas externas).
O proctologista está correto. Muitas pessoas desenvolvem o problema porque ficam sentadas por muito tempo no banheiro. Ao sentar no vaso sanitário, o corpo exerce maior pressão sobre as veias do reto, que podem dilatar e causar hemorróidas. Com o uso do tablet ou do celular no banheiro, o tempo no vaso sanitário acaba aumentando.
Também são causas comuns gravidez, obesidade, dieta pobre em fibras e constipação. Com algumas medidas simples, é possível evitar que elas apareçam.

Como prevenir as hemorróidas

1)Mantenha uma dieta rica em fibras, com muitas frutas, nozes, legumes e cereais integrais. Isto amolece as fezes e ajuda a evitar esforço durante as evacuações.
2) Beba muita água – de seis a oito copos por dia e, se estiver suando muito, beba ainda mais. Manter-se hidratado também ajuda a evitar a constipação.
3) Faça exercícios e evite ficar em pé ou sentado por muito tempo. Procure se movimentar, mesmo que pouco, a cada uma hora – isso ajuda a reduzir a pressão sobre as veias do reto.
4) Mantenha o peso sob controle. O excesso de peso coloca mais pressão sobre as veias.
5) Reduza o tempo que você fica sentado no vaso sanitário. Como explicamos, a posição faz bastante pressão sobre a região. Além disso, é mais higiênico usar o celular ou tablet em outras circunstâncias.
Existem também pomadas que ajudam a diminuir o desconforto e que podem ser compradas diretamente nas farmácias. Se os sintomas não desaparecerem, procure um médico. E se você tiver algum sangramento constante na região ou que aparece nas fezes, procure um proctologista o quanto antes. Sangramentos retais podem ser um indicativo de câncer.

Que tipo de exercício é melhor para o cérebro?

Um estudo realizado na Finlândia e que acaba de ser publicado no Journal of Physiology tentou responder a essa pergunta.
O estudo comparou corrida, musculação e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Os resultados apontaram que a corrida gera os melhores resultados para a formação de novas células cerebrais na parte hipocampo do cérebro, área importante para a memória e aprendizagem.

Experimento

A melhor maneira para estudar mudanças no cérebro é olhando para o tecido cerebral sob o microscópio. Como você pode imaginar, isso é muito difícil de ser feito em seres humanos, mas é muito factível em ratos. Cientistas acreditam que a fisiologia do cérebro de rato é muito semelhante ao de seres humanos, de modo que os estudos feitos em ratos alcançam alta relevância.
Nesse estudo, os pesquisadores da Universidade de Jyväskylä injetaram nos ratos uma substância que é absorvida por células do cérebro recentemente formadas. Desta forma, eles poderiam contar o número de novas células cerebrais formadas quando analisaram os cérebros sob o microscópio, no final da experiência.
Depois de injetar a substância, eles separaram os ratos em três grupos. Um grupo fez apenas corrida (naquelas rodas típicas que ficam dentro das gaiolas). O segundo grupo fez o equivalente a HIIT: correram em alta velocidade durante três minutos, seguido de dois minutos de caminhada lenta. Eles repetiram esta sequência mais duas vezes, em um total de 15 minutos. E o terceiro grupo fez apenas musculação (e fizeram isso amarrando pequenos pesos nos rabos dos ratos, fazendo-os subir pequenas paredes com o peso).
Os três grupos fizeram os exercícios correspondentes durante o mesmo período diário. Depois de sete semanas de experimentos, eles foram sacrificados e tiveram os cérebros analisados.

Resultados no cérebro

Os resultados foram que os ratos que fizeram apenas o programa de corrida tiveram o maior número de células cerebrais renovadas. Os que fizeram o programa HIIT desenvolveram algumas células novas, mas muito menos do que os ratos que fizeram o programa de corrida pura. E os ratos que fizeram apenas o treinamento do peso, embora tenham se tornado muito mais fortes no final, não desenvolveram um número significativo de novas células cerebrais.
Os pesquisadores acreditam que este estudo é diretamente relevante para os seres humanos. Dra. Miriam Nokia, pesquisadora-chefe do estudo, diz que a corrida funciona melhor para a formação de novas células porque correr estimula a formação de mais “fator neurotrófico derivado do cérebro”. Essa substância é similar a hormônios encontrados em animais e em humanos que estimulam a formação de novas células cerebrais.
Então, se você é fã de musculação ou de HIIT, mas se preocupa também com seu cérebro ao longo dos anos, lembre-se de adicionar períodos de corrida em seu treino. Ela também pode ser alternada com treinamentos aeróbicos como caminhada rápida e bicicleta.

Um guia para se proteger do zika

CAÇA AO MOSQUITO - A melhor forma de combater o zika é eliminar o Aedes aegypti (na foto, nebulização em Bebedouro-SP)(Luciano Claudino/Folhapress)
Quem pode ser infectado pelo zika?
Qualquer pessoa que resida em uma região onde haja circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.
Quais são os principais sintomas do zika?
Febre baixa de, no máximo, 38 graus, manchas avermelhadas pelo corpo que surgem até o segundo dia após a picada, coceira e dor moderada nas articulações são os sinais mais frequentes apresentados pelos doentes. Estima-se que somente 20% dos infectados tenham a manifestação clínica dos sintomas. Ainda assim, casos assintomáticos também correm risco de complicação pelo vírus.
Como saber se fui picado por um pernilongo ou pelo Aedes aegypti?
Não é possível ter absoluta certeza, já que o tamanho milimétrico e a agilidade dos mosquitos impedem distinguir um do outro. Mas, embora ambos se alimentem de sangue humano, eles apresentam alguns comportamentos distintos. O mosquito do zika caracteriza-se por hábitos diurnos e circula principalmente das 9 às 13 horas. O pernilongo é noturno. A picada do Aedes aegypti não irrita a pele. No caso do primo menos agressivo, a picada causa coceira e deixa o local avermelhado.
Se o mosquito que transmite o zika também transmite a dengue, por que há muito mais casos de dengue?
A presença do vírus zika no Brasil é recente, com os primeiros casos identificados no início do ano passado. Há um período de adaptação biológica entre o vetor e o vírus até que a transmissão atinja seu ápice. Com base em dados epidemiológicos e no histórico do que ocorreu com a disseminação do vírus da dengue, acredita-se que o zika deverá aumentar em estados do Sudeste em um prazo de dois a três anos. Em Pernambuco, o principal causador de infecções no ano passado foi o zika, e não a dengue.
É possível proteger-se do zika?
Sim, mas as medidas são paliativas. Para evitar a picada do mosquito, indica-se o uso de roupas claras e compridas. A aplicação regular de repelente nas áreas expostas do corpo também ajuda a impedir a aproximação do vetor. A eliminação de criadouros onde há água limpa parada é outra forma de diminuir a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão do vírus.
O zika pode ser sexualmente transmissível?
Até agora, houve apenas um relato de que o vírus foi encontrado no sêmen. Também há provas de que o zika pode ser propagado pelo leite materno e pelo sangue. As evidências, no entanto, ainda são insuficientes e limitadas.
Só as mulheres grávidas correm risco com o zika? Não. Crianças, jovens, adultos e idosos - de qualquer idade ou gênero - podem ter complicações pelo zika. Sabe-se que o vírus está associado à ocorrência de síndromes neurológicas graves. Desde o surgimento do zika, as autoridades de saúde registraram um aumento no número de casos de Guillain-Barré, uma afecção autoimune capaz de levar à paralisia. Não se sabe, porém, qual grupo está mais propenso a sofrer as piores consequências causadas pelo vírus.
As pessoas devem evitar ir à praia?
Cidades praianas oferecem o mesmo risco de contágio que centros urbanos. A diferença é que, nelas, mais áreas do corpo são expostas. No caso das grávidas até a 12ª semana de gestação, porém, indica-se que frequentem a praia depois das 14 horas, quando a circulação do mosquito começa a diminuir. Elas também devem usar roupas compridas e passar repelente nas áreas expostas.
O que acontece se uma pessoa é infectada mais de uma vez pelo zika?
Os cientistas ainda estudam se os anticorpos produzidos pela primeira infecção são capazes de proteger o organismo de um novo surto. A principal hipótese é que sim.
Uma única picada pode transmitir a dengue, a chikungunya e o zika ao mesmo tempo?
É pouco provável. Embora a literatura científica tenha relatado um caso de mosquitos infectados por dois vírus ao mesmo tempo, isso parece ser raro. Geralmente, o vírus domina o hospedeiro e impede a infecção por outro agente.
Há alguma forma de tratamento contra o zika?
Não. Assim como ocorre com a dengue, os remédios são indicados somente para o controle dos sintomas, com paracetamol ou dipirona para o manejo da febre e da dor e anti-histamínicos para as reações alérgicas. Ainda não há vacina disponível contra o zika.
A ingestão de complexo B evita picadas?
Não. Os comprimidos são ineficazes. Estudos realizados com o composto mostram uma taxa de sucesso muito pequena, de 20%, e somente no caso dos pernilongos

O gel de testosterona ajuda homens de meia-idade?

Quando os homens atingem os 40 anos, os níveis de testosterona começam a cair, em média, 1% ao ano. Muitos optam por suplementos de testosterona como forma de reverter ou adiar mudanças relacionadas à idade, como queda no desempenho sexual e perda de massa muscular. Mas será que esses suplementos são eficazes e seguros?
Este é um assunto cheio de controvérsia no mundo da medicina. Suplementos de testosterona movimentam, hoje em dia, um mercado global multibilionário alimentado por homens em busca da fonte da juventude. Embora alguns médicos afirmem que os suplementos melhoram, de fato, o desempenho sexual e conseguem frear a perda de massa muscular, outros mantêm opinião contrária.
Não é de hoje que especialistas alertam para possíveis riscos de câncer de próstata e de doenças cardiovasculares ligadas ao uso desse suplemento. Por outro lado, outros especialistas afirmam que o risco real para o coração são os baixos índices de testosterona. Dessa forma, o assunto se mantém confuso na literatura médica – mais confuso que a substituição de estrogênio em mulheres.
Na tentativa de resolver estas questões, o Instituto Nacional de Saúde (NIH, EUA) se comprometeu a analisar sete estudos relacionados ao tema. O objetivo era desvendar se o uso de testosterona é realmente útil nas seguintes áreas: desempenho físico, funcionamento sexual, energia, capacidade de raciocínio, densidade óssea, formação da placa aterosclerótica no coração, e anemia.
Cada estudo foi realizado utilizando os melhores métodos possíveis, usando o “padrão ouro” da pesquisa: metade dos homens receberam a medicação verdadeira de testosterona (um gel para colocar na parte superior do braço), enquanto a outra metade recebeu o mesmo gel, mas sem a testosterona. Nem os homens nem os pesquisadores sabiam quem estava recebendo a droga real até a conclusão do estudo, depois de um ano.
Os três primeiros estudos sobre o funcionamento sexual, desempenho físico e nível de energia acabam de ser publicados no New England Journal of Medicine.

Para o alívio dos seus pés...

Acabou de chegar a linha completa para o conforto dos seus pés, já na Odontomed. Faça uma visita e comprove de perto -
As palmilhas e calcanheiras Smartsil produzidas com 100% silicone possuem elevada
resistência e transparência. São indeformáveis, macias e flexíveis. São perfeitas para
o uso diário e para a prática de esportes.
⦁ Redução de atrito e pressão.
⦁ 100% Gel de Silicone hipoalergênico.
⦁ Muito mais conforto, podem ser usadas por qualquer pessoa
Fabricados com 100% Silicone. Resistentes, ultrafinas, transparente e discretos.
Indeformáveis, não saem do lugar, perfeitos para ajustar-se confortavelmente ao calçado e
aos seus pés. Ultra macios e flexíveis. Ideal para o uso diário.
⦁ Proteção e conforto para os pés.
⦁ Alívio imediato das dores.
⦁ Antiderrapante e auto adesivas
Produzidos com 100% Silicone hipoalergênico, portanto não causam alergias ou patologias
dermatológicas. Indicados para uso externo pós mastectomia simples, total, radical ou parcial.
Recomendado o uso de 02 a 06 semanas após a cirurgia. Consulte seu Médico.
⦁ Pode ser usado diariamente. Também na praia ou piscina.
⦁ Contribuem também na recuperação emocional e psicológica da mulher.
⦁ Garantia total sob qualquer defeito
OiGirl foi desenvolvido especialmente para seu bem estar, conforto e segurança
em seu dia-a-dia. Prático, discreto e higiênico, o OiGirl é um acessório reutilizável,
que permite às mulheres urinarem em pé.
⦁ Baladas, viagens e esportes
⦁ Gravidez
⦁ Pós-operatório

Odontomed-
Rua Odon Bezerra 16 centro de Sousa
Funcionando de segunda a sábado de 07h30 as 11h30 e 13h30 as 17h30
Empreendimento: André Luna
83 3522 2850